Umas das principais características do Mater Natura é a de publicar os resultados de seus trabalhos, para compartilhar experiências e conhecimentos.

Aqui você encontra publicações, artigos, informativos, mídias, entre outros materiais, produzidos por nossos associados e parceiros. Muitos deles são resultado de projetos e atividades realizadas ou apoiadas pelo Mater Natura.

Alguns dos nossos projetos também oferecem apoio logístico e subsídios técnicos para a elaboração de teses e dissertações de doutorado e mestrado, bem como de outras publicações técnico-científicas.

Apoio a publicações

Publicações de divulgação científica

publicações em midia digital

JOGOS

Publicações de divulgação publicitária

NEWSLETTER

VÍDEOS

Alguns projetos do Mater Natura propiciaram o apoio logístico e subsídios técnicos para a elaboração de teses e dissertações de doutorado e mestrado. Veja abaixo a relação:

Projeto Heterogeneidade ambiental e diversidade de anuros (Amphibia: anura) dos Campos Gerais

Crivellari, L.B. Influência relativa de parâmetros ambientais e espaciais na diversidade de anuros (Amphibia) em paisagem subtropical, sul do Brasil. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto. 2012.

Projeto Avaliação da vulnerabilidade de extinção das espécies da Floresta Atlântica mediante o uso de redes de interação mutualística entre plantas zoocóricas e aves frugívoras

Marcia Luzia Malanotte. Morfologia e composição nutricional de frutos ornitocóricos em três estádios sucessionais da Floresta Atlântica brasileira. 2014. Dissertação (Mestrado em Botânica) – Universidade Federal do Paraná.

Ricardo Pamplona Campos. Aves frugívoras e plantas na sucessão florestal de áreas degradadas da Floresta Atlântica do sul do Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) – Universidade Federal do Paraná.

Tiago Machado de Souza. Padrões de organização da comunidade de aves frugívoras da Floresta Atlântica do sul do Brasil: efeito da estrutura do habitat e das interações mutualísticas com plantas ornitocóricas. 2013. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) – Universidade Federal do Paraná

Projeto Território, biologia reprodutiva e elaboração de um plano de ação nacional para conservação da maria-da-restinga

Gussoni, C. O. A. Área de vida e biologia reprodutiva da maria-da-restinga (Phylloscartes kronei) (Aves, Tyrannidae). Tese de doutorado. Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Rio Claro. 2014.

Projeto Ações de governança participativa no Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná

Marcelo Limont. O papel da rede gestora no planejamento do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná. Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) – Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014

Projeto Políticas de gestão ambiental e pesqueira e a vulnerabilidade de populações e ambientes costeiros às mudanças climáticas

Natália Tavares de Azevedo. Política nacional para o setor pesqueiro no Brasil (2003-2011). 350 f. Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) – Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.

Luiz Francisco Ditzel Faraco. Vulnerabilidade de pescadores paranaenses às mudanças climáticas e os fatores que influenciam suas estratégias de adaptação. 261 f. Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) – Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.

Thiago Zagonel Serafini. Limites e possibilidades para a construção da gestão compartilhada da pesca marinho-estuarina: estudo de caso do sistema socioecológico pesqueiro da Baia de Babitonga (SC). 271 f. Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) – Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.

Juliana Lima Spínola. Participação e deliberação na RESEX marinha do Pirajubaé (SC). 208 f. Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) – Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.

Tiago Vernize Mafra. Estratégias técnicas e econômicas dos sistemas de produção pesqueiros da região de Guaraqueçaba, litoral do Paraná. 232 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) – Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.

Carina Rauen Firkowski. Diversificação e microendemismo em refúgios montanos no sul da Floresta Atlântica. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcio Roberto Pie. Curitiba, 2014

Projetos diversos realizados para o estudo da biologia e ecologia do Bicudinho-do-brejo (Stymphalornis acutirostris)

Bianca Luiza Reinert. Distribuição geográfica, caracterização dos ambientes de ocorrência e conservação do bicudinho-do-brejo (Stymphalornis acutirostris Bornschein, Reinert & Teixeira, 1995 – Aves, Formicariidae). Dissertação de Mestrado em Engenharia Florestal – Universidade Federal do Paraná – UFPR, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Orientador: Dr Carlos Firkowski. Curitiba, 2001.

Bianca Luiza Reinert. Ecologia e comportamento do bicudinho-do-brejo (Stymphalornis acutirostris BORNSCHEIN, REINERT & TEIXEIRA, 1995 – Aves, Thamnophilidae). Tese de Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP. Orientador: Dr. Marco Aurélio Pizo Ferreira. Rio Claro, 2008.

Leandro Correa. Influência da cobertura vegetal no tamanho de territórios de Stymphalornis acutirostris e análise da seleção de sítios de nidificação após insucesso reprodutivo. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Co-Orientador: Bianca Luiza Reinert. Curitiba, 2010.

Daiane Diniz Sobotka. Composição de casais e estudo de paternidade em uma parcela da população de bicudinhos-do-brejo (Stymphalornis Acutirostris – Thamnophilidae, Aves), em Guaratuba, Paraná. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) – Universidade Federal do Paraná – UFPR, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Co-Orientador: Bianca Luiza Reinert. Curitiba, 2009.

Rolar para cima