Ações de Governança Territorial da Rede Gestora do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná

Parceiro: Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio)
Início: 2013
Término: 2015
Financiador: Fundo Brasileiro para a Biodiversidade - Funbio/ TFCA – Tropical Forest Conservation Act

 

Ações de governança territorial da Rede Gestora do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná

 

Participação do Mater Natura no Projeto: Instituição proponente e executora

Financiador: Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – Funbio/ TFCA – Tropical Forest Conservation Act

Parceiros: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, por intermédio do Parque Nacional do Iguaçu e do Parque Nacional de Ilha Grande); Instituto Ambiental do Paraná – IAP; Prefeitura Municipal de Nova Andradina (MS); Grupo de Estudos em Proteção a Biodiversidade – Gebio; Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar – Apoena; Instituto Maytenus para o Desenvolvimento da Agricultura Sustentável; Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPÊ; Faculdade Anglo-Americano; Faculdade de Engenharia da UNESP (Campus de Ilha Solteira); Companhia Energética de São Paulo – Cesp; Prefeitura Municipal de Naviraí (MS); Consórcio Intermunicipal da APA Federal do Noroeste do Paraná – Comafen e Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência – Coripa.

Equipe Executora:
Coordenação: Marcelo Limont
Técnicos: Carolina Muller, Neluce Maria Arenhart Soares
Voluntária: Ana Paula Silva
Ordenadora de Recursos: Helena Zarantonielli da Costa

 

Descrição

O Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná foi concebido de forma participativa por parceiros do projeto Governança Participativa da Rede Gestora do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná, financiado pelo MMA/PDA, entre 2010 e 2012. Para fortalecer os processos de governança territorial no Corredor, este projeto do Funbio/TFCA promoveu a articulação entre diferentes instituições, a troca de informações e a capacitação para o planejamento territorial. Um de seus objetivos foi a construção de agendas comuns de trabalho entre os atores sociais que atuam na região, enfocando a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento social e econômico do território. Os trabalhos beneficiaram 297 municípios inseridos na bacia hidrográfica do rio Paraná, compreendidos nos estados de MG, GO, SP, MS, PR, SC e RS.

Os primeiros resultados já revelam que a própria atuação da Rede Gestora vem evoluindo enquanto espaço representativo da esfera pública, com maior articulação institucional e a criação de momentos de diálogo sobre desenvolvimento socioeconômico aliado à conservação da biodiversidade no Corredor.

Rolar para cima