O QUE FAZER QUANDO UMA
 HIDRELÉTRICA “BATE À NOSSA PORTA”?
IV – Os Impactos Sociais e Ambientais « anterior | próximo »
  A construção de hidrelétricas e conseqüentemente suas barragens e lagos causam diversos impactos sociais e ambientais negativos. As populações são atingidas direta e concretamente através do alagamento de suas propriedades, casas, áreas produtivas e até cidades. Existem também os impactos indiretos como perdas de laços comunitários, separação de comunidades e famílias, destruição de igrejas, capelas e inundação de locais sagrados para comunidades indígenas e tradicionais.
Na área ambiental o principal impacto costuma ser o alagamento de importantes áreas florestais e o desaparecimento do habitat dos animais. Muitas vezes a hidrelétrica é construída em áreas onde se concentram os últimos remanescentes florestais da região, desmatando e inundando espécies ameaçadas de extinção. Recentemente, no caso da hidrelétrica de Barra Grande, construída no Rio Pelotas, divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul, houve a primeira extinção consentida, pelos órgãos ambientais responsáveis, de uma espécie vegetal. O lago inundou para sempre o habitat natural das últimas populações da bromélia Dickya distachya.
Mesmo quando os Estudos de Impacto Ambiental são realizados de forma correta, apontando os verdadeiros impactos gerados por uma hidrelétrica, na maioria das vezes as ações de mitigação desses impactos não chegam a compensar de fato os efeitos negativos. Além disso, cada rio tem características únicas, espécies da fauna e flora próprias, vazões e ciclos particulares. Cada rio tem também diferentes populações morando em seu entorno, com realidades econômicas e sociais variadas.
LEIA MAIS
 Os Impactos Sociais e Ambientais  [pdf]
     pg. 01 > Impactos Sociais
     pg. 02 > O Conceito de Atingido  
     pg. 02 > População deslocada pelas grandes barragens  
     pg. 03 > Populações a jusante e no entorno dos reservatórios  
     pg. 03 > População Indígena  
     pg. 04 > Tempo e Incerteza e Doenças  
     pg. 05 > Relação de Gênero e Patrimônio Cultural  
     pg. 05 > Impactos Ambientais  
     pg. 05 > Perda da Biodiversidade  
     pg. 06 > Erosão e Depósito de Sedimentos  
     pg. 07 > Tremores de Terra e Qualidade da Água  
     pg. 08 > Efeitos sobre os peixes  
     pg. 08 > Os Impactos das Pequenas Centrais Hidrelétricas  
  « anterior | próximo » topo da página
Enviar página Página inicial Voltar